Voltar

28/02/2010: o dia em que o PlayStation parou

Em Jogos | 02/03/2010 03:31, atualizado em 02/03/2010 04:00 Trophy

An error occurred during the start operation. (8001050F)

Com esta singela e calorosa frase fui recebido pelo meu PS3 na noite de domingo, dia 28/02/2010 - e um leve pânico se instaurou em minha mente.

Meu monolito negro pode não ser lá um dos modelos mais jovens, mas com certeza é um dos mais guerreiros. Datado de Abril/2007, segue firme e forte com a dupla retrocompatibilidade + Linux, apesar dos diversos relatos de YLOD e canhões e sei-lá-mais-que-raios de falhas técnicas que têm acometido os modelos mais antigos. Mas... software?! Nunca imaginei que meu velho companheiro de tantos momentos épicos poderia ter sido vencido por um problema na intangibilidade dos 0s e 1s.

Após alguns temas corrompidos, jogos que não inicializavam e um estranho relógio acreditando que o ano era 1999, e antes de uma formatação geral que chegou a ser considerada, corri para a sempre informativa Internet. Era no OuterSpace, no NeoGAF e em diversos outros lugares que me senti, bem, reconfortado: eu não estava sozinho. A crise e o pânico eram mundiais. Tinha gente no GAF dos EUA, Canadá e Inglaterra. A maioria com modelos antigos, assim como o meu.

Anyway, não tive muitas escolhas naquele momento. Paciência é uma virtude cambada de [insira seu xingamento aqui] que não concertam essa [insira seu xingamento aqui] logo!, e eu tenho uma boa cota dela para certas situações. Apenas desliguei meu PS3, peguei o controle branco do esquentadinho da Microsoft e fui jogar Crackdown no Xbox 360.

O fato é que o bug do milênio chegou 10 anos mais tarde para a Sony, e só expôs a sua dificuldade em gerenciar e contornar rapidamente o problema, chegando ao cúmulo de recomendar aos seus usuários que não utilizassem seus consoles enquanto o serviço não fosse restaurado.

Não que isso fosse uma demonstração de inabilidade cabal da empresa; como bem pontuou o colega Claudio Prandoni do Hadouken, a coisa foi tão rápida (menos de um dia e justamente numa segunda, dia sabidamente morno para os jogadores) que mal dá para avaliar a situação.

Ressurection

Apesar dos pesares, o problema sumiu da mesma forma com que apareceu: silenciosamente. A Sony fez um pronunciamento oficial, que pouco explicou sobre o ocorrido (se é que havia o que se explicar); meu console e o de outros usuários afetados voltaram a funcionar normalmente. Era o mundo encaminhando-se novamente aos seus eixos: o ApocalyPS3 havia terminado.

E voltamos todos ao mar da tranquilidade.

Comentários
Comentar
Campos marcados com * são obrigatórios. Seu e-mail não será exibido.
*
*
*
Captcha *
CATEGORIAS AO TOPO E ALÉM LUGARES PARA IR
Topo

“Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passar por demonstrações matemáticas.” - Leonardo da Vinci