Voltar

Crítica: Super 8

Em Análises | 19/08/2011 19:22
Cartaz Super 8Cartaz nostálgico do filme Super 8.

[Análise crítica publicada originalmente em 12/08/2011 no blog Cinesserie.]

De um lado, Steven Spielberg, produtor de clássicos como E.T., Os Gonnies e De Volta para o Futuro; do outro, J. J. Abrams, criador dos fenômenos Lost, Fringe e Cloverfield. Dois dos grandes cineastas de Hollywood juntos em uma premissa que não tinha como dar errado: um filme sobre extraterrestres ambientado na década de 1970 envolvendo militares, crianças e a Área 51. Mas será que o resultado dessa parceira, o aguardado Super 8, sobreviveu às expectativas criadas desde seu primeiro teaser em 2010?

De forma direta, SIM, Super 8 superou as expectativas em torno de sua produção e foi além, trazendo uma aventura que mescla o melhor de cada um de seus criadores: os mistérios virais de J. J. Abrams e a paixão por alienígenas de Spielberg, somados a uma roupagem que remete tanto a Cloverfield quanto a Os Goonies - o que pode ser visto tanto como positivo (afinal, são dois excelentes filmes) quanto negativo (Super 8 pode parecer apenas uma obra derivativa).

Na história, tem-se um grupo de crianças que, após testemunharem um misterioso acidente envolvendo uma caminhonete e um trem, se vêem diante de uma operação militar para acobertar a situação e resolvem investigar - descobrindo coisas além do que poderiam imaginar.

Super 8

Com um grupo de atores mirins consistente, destacando-se a dupla de protagonistas Joel Courtney e a ótima Elle Fanning, a trama tem boas doses de ação e tensão, além de momentos visualmente marcantes. Mas são nos dramas familiares e na relação entre seus personagens, temas tão caros a Spielberg, que o filme desponta e vai além de ser apenas mais uma produção sobre extraterrestres destruindo o mundo e militares tentando encobrir seus rastros.

Apesar do final feliz (conclusão que costumo contestar, mas neste caso abro exceção), o qual culminou com estilo mesmo no clichê e serviu de catarse tanto aos seus personagens quanto aos espectadores, Super 8 destaca-se por sua nostalgia aos filmes dos anos 1980, com sua trupe de crianças aventureiras trazendo à tona todo aquele nosso desejo infantil de vivenciar o desconhecido divertindo-se enquanto salvamos o mundo.

Imagens: divulgação.

Comentários Ainda não foram postados comentários
Comentar
Campos marcados com * são obrigatórios. Seu e-mail não será exibido.
*
*
*
Captcha *
CATEGORIAS AO TOPO E ALÉM LUGARES PARA IR
Topo

“Not being honest about your failures denies you a chance to learn and reflect on how you could have done better.” - Steve Berczuk