Voltar

Jogos mais esperados de 2012

Em Jogos | 03/01/2012 23:29, atualizado em 13/01/2012 17:31
20122012 é o ano de Mass Effect 3 e (supostamente) do fim do mundo
que também (em tese) acontece em Mass Effect 3

2012 já está entre nós e com ele os anúncios de jogos que em breve alcançarão as prateleiras (digitais ou virtuais) de nossas lojinhas prediletas. Somando-se isso ao lançamento ocidental do PlayStation Vita mais a possibilidade de que o Wii U chegue às nossas salas ainda este ano, 2012 reserva games que com certeza atenderão a todos os tipos de jogadores, até porque todos os anos certas franquias sempre retornam para tentar bater seu recorde anterior de vendas (ainda que com algum déficit de criatividade).

Blockbusters ou não, segue abaixo uma breve listinha dos jogos que mais me empolgam em 2012. Alguns são continuações de franquias já consagradas, outros remakes ou ainda novos projetos originais. Mas, seja lá o que for, no final o que vale mesmo é a diversão e a experiência (ou quem sabe reflexão?) que cada um desses games pode nos proporcionar.

1. Mass Effect 3 (Xbox 360)

Mass Effect 3

A continuação da saga do Commander Shepard tem tudo para se tornar o jogo do ano. Trazendo o combate para a Terra e uma mecânica de shooter ainda mais dinâmica que em seu antecessor, será a conclusão épica para esta que é uma das mais espetaculares franquias desta geração.

Lançamento: 05/03

2. Borderlands 2 (PS3)

Borderlands 2

Se as qualidades do primeiro Borderlands se mantiverem nesta continuação, com certeza será meu jogo mais jogado de 2012 e (se sobrevivermos até lá), 2013.

Lançamento: 30/06

3. The Last Guardian (PS3)

The Last Guardian

ICO e Shadow of the Colossus são dois dos jogos mais singulares que já pude apreciar. Se o Team ICO continuar com toda a poesia dos primeiros títulos, The Last Guardian entrará com certeza para este panteão. E se o jogo não sair em 2012, caso apenas alguma informação mais concreta seja disponibilizada este ano (que não seja a saída defintiva do Fumito Ueda!), já estará de bom tamanho.

Lançamento: algum dia

4. Tomb Raider (PS3)

Tomb Raider

Sempre apreciei a série Tomb Raider, que mesmo com algumas continuações desnecessárias na era PSOne e uma péssima estreia no eterno PS2, não deixa de figurar entre minhas franquias prediletas. Nas diligentes mãos da Crystal Dynamics, que já nos trouxe os ótimos Legend, Anniversary e Underworld, este reboot não tem como dar errado - assim espero, ao menos!

Lançamento: 4º trimestre de 2012

5. Xenoblade Chronicles (Wii)

Xenoblade Chronicles

A Nintendo demorou, mas finalmente atendeu ao ávido pedido dos fãs que, como eu, muito desejavam a localização de Xenoblade Chronicles para o ocidente. Com certeza um dos grandes JRPGs desta última safra de jogos do fim de geração do Wii, figura ao lado de The Last Story e Pandora's Tower como alguns dos mais fantásticos jogos do pequenino branco da Big N.

Lançamento: possivelmente em Abril de 2012

6. Resident Evil: Revelations (3DS)

Resident Evil: Revelations

A série Resident Evil sempre passou por seus altos e baixos, e por mais que seu 5º jogo numerado tenha sido bom, seu estilo só de longe (e ainda olha lá!) lembra um Resident Evil puro sangue. Revelations pretende reverter essa visão negativa, trazendo a série de volta ao gênero survival horror que tanto fez sua fama.

Lançamento: 07/02

7. Silent Hill HD Collection (PS3)

Silent Hill HD Collection

Chega a ser estranho dizer que um de meus jogos mais esperados de 2012 contempla lançamentos de 2001 (Silent Hill 2) e 2003 (Silent Hill 3). Porém, Silent Hill é sempre uma série marcante (mesmo em seus piores jogos), e ter dois de seus mais fantásticos jogos em alta definição é garantia certa de reviver os terrores da cidade almadiçoada - com gráficos ainda melhores!

Lançamento: 06/03

8. Alan Wake's American Nightmare (XBLA)

Alan Wake's American Nightmare

Alan Wake foi meu jogo predileto de 2010, e confesso que desejo muito que a franquia continue e expanda a trama do original. Se esta versão para distribuição digital não é a continuação tão esperada do Alan Wake original, com certeza é um adendo muito bem-vindo à história do perturbado escritor que tem na luz seu maior aliado.

Lançamento: primeiro trimestre de 2012

9. Journey (PS3)

Journey

A thatgamecompany sempre surpreende de alguma forma. Depois do curioso flOw e do belíssimo Flower, além do poético Cloud, a empresa busca surpreender mais uma vez com um game de visual embasbacante e uma premissa online diferente, na qual jogadores podem se ajudar (ou não) desprovidos de qualquer meio comunicação além de seus próprios personagens.

Lançamento: ainda em 2012

10. The Last of Us (PS3)

The Last of Us

Depois de um fantástico trailer protagonizado por um pai e a Ellen Page sua filha em uma cidade devastada com alguns zumbis, a Naughty Dog colocou o hype às alturas. De fato, no meu caso, colocar zumbis em um jogo já é uma leve garantia de sucesso em meus consoles.

Lançamento: final de 2012, talvez início de 2013

11. GTA V (PS3)

GTA V

GTA é sempre um blockbuster arrasa-quarteirões, e sua quinta encarnação não tem por que ser diferente.

Lançamento: possivelmente em 2012

12. Bioshock Infinite (PS3)

Bioshock Infinite

O Bioshock original figura entre meus jogos prediletos, com sua trama elaborada, sua direção de arte primorosa e todo o clima de tensão que mantém o jogador atento a cada passo. Se o segundo jogo apenas expandiu Rapture, Infinite traz todo um novo universo de lugares e personagens em um gameplay ainda mais intenso.

Lançamento: 01/08

13. Metal Gear Rising: Revengeance (PS3)

Metal Gear Rising: Revengeance

Mesmo com um desenvolvimento conturbado, o projeto agora liderado pela ótima Platinum Games (Bayonetta, Vanquish, Infinite Space) e avalizado pelo próprio Kojima pode redimir um pouco da péssima fama do robótico ninja Raiden.

Lançamento: ainda em 2012

14. Metal Gear Solid 3: Snake Eater 3D Edition (3DS)

Snake Eater 3D

Metal Gear Solid é uma franquia lendária, e seu terceito jogo numerado é simplesmente um dos mais estupendos de toda a série. E, mesmo que o remake ao final seja apenas mais do mesmo, é mais de um mesmo que sempre devemos apreciar.

Lançamento: 13/03

15. Final Fantasy XIII-2 (PS3)

Final Fantasy XIII-2

Apesar de Final Fantasy XIII ter sérios problema quanto à condução de sua trama e a estruturação de seus cenários, XIII-2 promete reverter a situação e retornar às suas raízes. Bem, tenho minhas dúvidas quanto a isso, mas um Final Fantasy é sempre um Final Fantasy: épico, melodramático e repleto de japonesices que dificilmente entenderemos por completo.

Lançamento: 31/01

Ao Infinito e Além

Este ano nos reserva muitos lançamentos, e citar apenas 15 deles pode parecer uma ofensa a tantos outros títulos fantásticos. Porém, nem tudo é possível de se condensar em uma breve listinha, e com certeza as opiniões ainda divergem sobre o que deve ou não fazer parte da listagem.

E para você, quais são seus games mais esperados de 2012?

Comentários
Comentar
Campos marcados com * são obrigatórios. Seu e-mail não será exibido.
*
*
*
Captcha *
CATEGORIAS AO TOPO E ALÉM LUGARES PARA IR
Topo

“For games to mean something, they must engage with meaningful subject matter.” - Tom Bissel