Voltar

Sites sobre desenvolvimento de jogos

Em Artigos | 05/02/2012 11:34, atualizado em 15/03/2014 12:46 Fallout 3

Criar jogos é uma arte complexa que exige a combinação de múltiplas disciplinas para tornar esparsas ideias nos divertidos games que jogamos todos os dias. E, para tal, tem-se de estudar, e muito.

Se um bom livro ainda é uma excelente fonte de informação confiável, contextualizada e bem organizada, a internet também tem o seu ótimo acervo de conteúdo oriundo de fontes seguras, com textos bem embasados e estruturados.

De fato, muito do que aprendi, principalmente em termos mais práticos, veio da Internet. E, em se tratando de desenvolvimento de jogos, se não é através da importação da livros, é a partir da leitura de sites diversos que se obtém conhecimento sobre os mais diversos temas.

Embora alguns dos sites na lista abaixo tratem de temas específicos e outros sejam mais generalistas, resolvi dividir a listagem em apenas duas categorias, de modo a separar o que considero dois importantes paradigmas na criação de jogos:

Desenvolvimento

#AltDevBlogADay

#AltDevBlogADay (http://altdevblogaday.com/)

Um dos melhores sites que conheço direcionado exclusivamente ao desenvolvimento de jogos. Formado por um grande grupo de desenvolvedores de jogos que vão desde game designers de projetos AAA até CEO de empresas, seus posts são tão heterogêneos quanto seus membros.

Gamasutra

Gamasutra (http://www.gamasutra.com/)

De longe o principal portal sobre a indústria de games que acesso, apresenta além de informações gerais sobre o mercado muitos artigos técnicos interessantíssimos redigidos por figurões da indústria. Adicionalmente, possui um interessante painel (internacional) de empregos.

The Game Prodigy

The Game Prodigy (http://thegameprodigy.com/)

Mesmo não recebendo posts há vários meses (o autor, Brice Morrison, deu uma pausa no site para dedicar-se a outros projetos), seu conteúdo é extremamente valioso para game designers.

Emanuele Feronato

Emanuele Feronato (http://www.emanueleferonato.com/)

Apesar do título esquisito que poderia remeter a outro estilo de site (!) - de fato, é o nome de sua autora -, suas discussões inteligentes e embasadas sobre game design, Flash e Box2D são fantásticas.

Game Design Concepts

Game Design Concepts (http://gamedesignconcepts.wordpress.com/)

Um curioso experimento que resultou na criação de um curso gratuito e completo de Game Design na web. Ainda que seja de 2009, seu conteúdo continua atual.

Ponto V

Ponto V (http://www.pontov.com.br/)

Ótimo blog em Português focado principalmente na programação de jogos, com artigos bastante técnicos.

Experimental Gameplay Project

Experimental Gameplay Project (http://experimentalgameplay.com/)

Embora não seja necessariamente um site sobre desenvolvimento de jogos, pelo menos não no sentido de discutir a produção em si, a ideia de propor mensalmente um tema a seus visitantes para criação de jogos inovadores e por vezes surrealmente únicos torna o portal um excelente ponto de análise das maluquices que game designers estão dispostos a inventar.

AiGameDev.com

AiGameDev.com (http://aigamedev.com/)

Mesmo com alguns posts bastante crípticos (pelo menos para meros mortais), apresenta muito conteúdo interessantíssimo sobre inteligência artificial.

GameCareerGuide

GameCareerGuide (http://www.gamecareerguide.com/)

Com artigos principalmente para estudantes de desenvolvimento de jogos, seus interessantes posts não deixam a desejar mesmo para veteranos da indústria.

Lost Garden

Lost Garden (http://www.lostgarden.com/)

Ainda que com atualizações esparsas por conta da dedicação de seu autor, Daniel Cook, à sua empresa Spry Fox (SteamBrids, TripleTown), seus artigos de Game Design são aulas de como de pensar um jogo.

The Video Game Name Generator

The Video Game Name Generator (http://videogamena.me/)

Com a curiosa premissa de geração de nomes de jogos, é uma interessante ferramenta de brainstorm que aguça a criatividade (bizarros nomes como "Claustrophobic Surf of Death" e "Kinect Breakdancing Nightmare" são bons exemplos de como esse gerador pode ser criativamente surtado).

Indústria

Game Critics

Game Critics (http://www.gamecritics.com/)

Excepcional portal de crítica e discussões diversas sobre jogos. A sinceridade de seus autores (indo muitas vezes na contramão dos outros portais) torna suas análises ainda mais interessantes.

Game Politics

Game Politics (http://gamepolitics.com/)

Bastidores e podreras da indústria de jogos, com enfoque essencialmente comercial.

GameIndustry.biz

GameIndustry.biz (http://www.gamesindustry.biz/)

Além de notícias sobre a indústria de games, apresenta ótimos artigos com análises e discussões dos mais diversos temas relacionados à produção de jogos. O único porém é que para acessar os textos mais interessantes é requerido um cadastro (gratuito).

Ao infinito e além

Ainda que ler um bom livro seja essencial, é na Internet que encontramos conteúdos bastante específicos que nenhum autor (ou editora) ainda pensaram em esboçar. E, dada a velocidade das mudanças tecnológicas, ainda mais em uma indústria tão efervescente como a de games, muitas informações somente serão encontradas na grande rede.

Boa leitura!

Comentários
Comentar
Campos marcados com * são obrigatórios. Seu e-mail não será exibido.
*
*
*
Captcha *
CATEGORIAS AO TOPO E ALÉM LUGARES PARA IR
Topo

“Na nossa indústria (de games), as estrelas são as IPs, e não os artistas por trás delas.” - Gilliard Lopes