Voltar

Yamapper: conceitos

Em Yamapper | 10/02/2011 14:30 Yamapper

O que é Yamapper?

Yamapper (Yet Another Database Mapper) é um mapeador objeto-relacional inspirado nos ORMs NHibernate, mybatis (antigo ibatis.net) e Subsonic, permitindo mapeamento de tabelas e views tanto a partir de Attributes quanto de arquivos XML externos, possuindo ótima performance e compatibilidade nativa com os bancos de dados SQL Server, Oracle e MySQL.

Através de sua simplicidade de uso e facilidades disponibilizadas tanto pelos seus métodos quanto pelo uso do My Generation para geração das classes de mapeamento, além do suporte a lazy loading, o Yamapper se apresenta como uma opção de ORM para projetos na plataforma .NET tanto de pequeno, médio ou grande porte.

Arquitetura recomenda

A arquitetura recomenda para utilização do Yamapper, apelidada de Model Driven Architecture, separa a camada de apresentação de todas as atividades do modelo, garantindo baixo acoplamento entre seus objetos e favorecendo o uso de injeção de dependência.

Model Driven Architecture

Presentation

Camada de apresentação, responsável pela geração da interface com o usuário.

Model

Camada de modelo, responsável pela interpretação de regras de negócio e acesso a fontes de dados.

Supertypes

Os supertypes são utilizados para agrupar instruções similares entre objetos de uma mesma camada. Por padrão, o Yamapper recomenda o uso de alguns supertypes, os quais podem ser gerados automaticamente através do script My Generation que acompanha os binários do componente.

Na camada Domain, os supertypes recomendados são:

Na camada Data, os supertypers recomendados são:

Arquivos de configuração

O Yamapper possui dois tipos de arquivos de configuração que permitem ajustar tanto o comportamento do componente quanto das classes mapeadas:

Passos para o mapeamento

Para realização do mapeamento de uma tabela para acesso através do Yamapper, alguns passos devem ser seguidos:

Para simplificar esses passos, o script Intentor.Yamapper Class Generator.csgen do My Generation é enviado juntamente com os binários do componente para facilitar a criação tanto das classes quanto de diversos objetos de apoio utilizados na arquitetura recomendada para uso do Yamapper.

Ao infinito e além

Caso tenha alguma dúvida, curiosidade, trauma ou angústia sobre o projeto, ou apenas deseja elogiá-lo, utilize o espaço de comentários mais abaixo para entrar em contato.

Comentários Ainda não foram postados comentários
Comentar
Campos marcados com * são obrigatórios. Seu e-mail não será exibido.
*
*
*
Captcha *
CATEGORIAS AO TOPO E ALÉM LUGARES PARA IR
Topo

“Innovation is about failing, learning and getting better, it takes time & persistence to build a strong foundation for a business.” - Sarah Woodrow